início | email | rss

Texto anterior ● O MDCH já está no FacebookTexto anterior ● Novo Folheto Informativo – Fevereiro de 2011Texto anterior ● Finanças declaram-se acima de Leis da RepúblicaTexto anterior ● Garantida a isenção de IMI a todos os imóveis do C...Texto anterior ● Minuta para pedido de informação nas FinançasTexto anterior ● Isenção de IMI em debate na Antena 1Texto anterior ● Novo folheto informativo - Outubro de 2010Texto anterior ● Serviço de Finanças de Évora cobrou indevidamente ...Texto anterior ● Reunião aberta do MDCH - Participe!Texto anterior ● Novo folheto informativo do mDCH



Nova petição: Pelo Cumprimento da Lei em Évora

E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



O Movimento de Defesa do Centro Histórico lançou uma nova Petição sobre a isenção do IMI nos Centros Históricos Classificados como Património da Humanidade: PELO CUMPRIMENTO DA LEI EM ÉVORA. Esta Petição é dirigida à Assembleia da República e ao Provedor de Justiça.

PETIÇÃO À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA E AO PROVEDOR DE JUSTIÇA

Isenção do IMI nos Centros históricos classificados como Património da Humanidade: PELO CUMPRIMENTO DA LEI EM ÉVORA

O Estado concedeu a partir de 2002 a isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis aos prédios sitos nos Centros Históricos classificados como Património da Humanidade, medida tomada no quadro de uma política de recuperação urbana destes centros antigos. Esta isenção, que tem vindo a ser reconhecida com normalidade no Porto, Guimarães, Óbidos e Sintra tem, no entanto, vindo a ser recusada desde Maio de 2009 pelos serviços de Finanças de Évora aos cidadãos que requerem o seu reconhecimento.

A Assembleia da República tomou uma posição clara sobre a questão, votando por unanimidade no passado dia 12 de Março de 2010 uma proposta de alteração ao artigo 44º da Lei do Orçamento de Estado, que reforça o carácter automático da isenção do IMI e a sua universalidade, isto é a sua aplicação a todos os imóveis situados nos centros históricos classificados.

A despeito da clareza desta deliberação da Assembleia da República, as Finanças de Évora retomaram a partir do início de Dezembro passado o indeferimento dos requerimentos, recusando reconhecer a isenção do IMI, em manifesta violação da lei e afronta à competência e autoridade do Parlamento, além da evidente discriminação dos eborenses.

Os abaixo-assinados apelam por isso à Assembleia da República e ao Provedor de Justiça para que intervenham, no quadro das respectivas competências, para pôr cobro a esta situação e repor a legalidade e a igualdade dos cidadãos perante a Lei.

Leia, assine e ajude a divulgar a nossa petição!



MDCH NO FACEBOOK

    Junte-se ao grupo do MDCH no Facebook e mantenha-se a par de todas as novidades.


QUEM SOMOS

    Um conjunto de munícipes que partilham o desejo de lançar um debate público sobre o fim da isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis no Centro Histórico de Évora, contribuindo para um debate cívico mais alargado sobre a recuperação patrimonial e o seu papel na defesa e revitalização do coração da cidade.


CONTACTE-NOS

LIGAÇÕES ÚTEIS

ARQUIVO