início | email | rss

Texto anterior ● MDCH reuniu com os candidatos à Assembleia da Repú...Texto anterior ● MDCH decide denunciar ao Provedor de Justiça e à A...Texto anterior ● Reunião Aberta– Circular aos apoiantes do MDCHTexto anterior ● Nova petição: Pelo Cumprimento da Lei em ÉvoraTexto anterior ● O MDCH já está no FacebookTexto anterior ● Novo Folheto Informativo – Fevereiro de 2011Texto anterior ● Finanças declaram-se acima de Leis da RepúblicaTexto anterior ● Garantida a isenção de IMI a todos os imóveis do C...Texto anterior ● Minuta para pedido de informação nas FinançasTexto anterior ● Isenção de IMI em debate na Antena 1



MDCH apresenta petição à Provedoria de Justiça e à Assembleia da República

E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...





Uma delegação do Movimento de Defesa do Centro Histórico de Évora entregou à Provedoria de Justiça e à Assembleia da República uma petição reclamando o cumprimento da lei em matéria de isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis aplicável nos centros históricos classificados como Património da Humanidade pela UNESCO, e que as Finanças de Évora se recusam a cumprir.

A delegação do MDCH foi recebida em São Bento pelo Vice-Presidente da Assembleia da República, Deputado Guilherme Silva, que se mostrou conhecedor do processo e empenhado em que o Parlamento intervenha para fazer cumprir a deliberação tomada nesta matéria no plenário da Assembleia, em Março do ano passado.

A isenção do IMI em imóveis situados nos centros históricos Património da Humanidade resultou do efeito conjugado da Lei do Património, publicada em finais de 2001, e do Estatuto dos Benefícios Fiscais. A isenção passou a partir de então a ser reconhecida aos cidadãos que o têm requerido em Évora, Porto, Guimarães, Sintra e Óbidos, mas a partir de Maio de 2009 as Finanças de Évora começaram a recusar reconhecer esse direito, indeferindo sistematicamente os requerimentos que até então eram normalmente deferidos. Esta discriminação que passou a verificar-se em Évora levou à criação do Movimento de Defesa do Centro Histórico, que se tem batido pela reposição da legalidade.

A pedido do MDCH, que fundamentou juridicamente a legalidade da isenção do IMI, os eleitos do Município de Évora pronunciaram-se, na Câmara e na Assembleia Municipal, pelo respeito da lei, solicitando aos Deputados eleitos pelo círculo de Évora que levassem a questão ao Parlamento. A Assembleia da República pronunciou-se por unanimidade em 12 de Março de 2010, votando uma proposta de simplificação do procedimento aplicável acompanhada por uma nota esclarecendo o espírito do legislador, nomeadamente que a isenção do IMI é universal e automática nos centros históricos Património da Humanidade.

É esta decisão do Parlamento que as Finanças de Évora se recusam a cumprir, numa clara posição de desobediência e desafio à Assembleia da República.



MDCH NO FACEBOOK

    Junte-se ao grupo do MDCH no Facebook e mantenha-se a par de todas as novidades.


QUEM SOMOS

    Um conjunto de munícipes que partilham o desejo de lançar um debate público sobre o fim da isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis no Centro Histórico de Évora, contribuindo para um debate cívico mais alargado sobre a recuperação patrimonial e o seu papel na defesa e revitalização do coração da cidade.


CONTACTE-NOS

LIGAÇÕES ÚTEIS

ARQUIVO